segunda-feira, 19 de outubro de 2009

VAI TRANCAR TUDO



Fiquei sabendo que em Curitiba são emplacados cem carros novos por dia. Isso quer dizer que são três mil por mês o que significa trinta e seis mil no ano.
Se considerarmos que, em média, cada carro ocupa um espaço de três metros lineares de ruas e estacionamentos, a cada ano são ocupados cento e oito mil metros.
Não se vê possibilidades de aumentar as vias públicas na mesma proporção de crescimento dos carros. Aliás, em vez de aumentarem, estão diminuindo, como fizeram e continuam fazendo com a Avenida Marechal Floriano, só para citar um exemplo. Deixaram a mesma largura em alguns espaços e criaram estrangulamentos na própria via pública, onde só é possível trafegar um carro.
Agora ouço reclamações sobre a Linha Verde. Estão dizendo que aumentaram o número de pistas, mas, em compensação, diminuíram a área das calçadas. As casas comerciais e as prestadoras de serviços, ao longo desta linha, estão fechando suas portas porque ninguém mais consegue estacionar em suas frentes.
Pergunto: quais as providências que estão sendo tomadas? Não se vê nenhuma. Os congestionamentos aumentam dia a dia e não demora muito vai trancar tudo.

4 comentários:

  1. Olá Mario. Vi teu comentario no blog do Betho e vim fazer uma visita. É assim que acontece nese universo, não? A gente ouve falar e alguém, que conhece alguém e... e, na minha opinião isso é o melhor de tudo. Bem, faz um tempinho que não vou a Curitiba. Alguns anos. E sempre a vi como uma cidade planejada e organizada. Pelo que falas, ela já está se bandeando para o lado das grandes e confusas metrópoles? É pena... Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. q loucura, só pq vou morar ai ta essa loucura,ave...kkkk

    ResponderExcluir
  3. Pois vou te apresentar uma solução: abandonar o carro! O que acha? Uma lástima que o transporte público ainda não permita, com conforto, essa opção. Ficamos impressionados em Barcelona com as facilidades que são criadas para o pedestre e o ciclista. A cidade, replanejada para as Olimpíadas de 92, ficou muito mais humana, priorizou pessoas e não carros...

    ResponderExcluir
  4. Se me permite, vou lhe dar uma SUGESTÃO IRRECUSÁVEL: more no Rio de Janeiro e vc, decerto, vai ser bem feliz.
    slu

    ResponderExcluir