quarta-feira, 4 de novembro de 2009

CAMINHONEIROS

“Trabalhe duro. Existem milhões de pessoas vivendo do fome-zero e estão dependendo de você.”
Os caminhoneiros são geniais nas frases colocadas nos para-choques dos seus caminhões. Esta que está aí é mais uma delas. Exploram a sátira e vão levando a vida entre a estrada, o ronco do caminhão, as quebras e atoladas, as bebedeiras, os churrascos, as noites rebitadas, as saudades do lar distante e as conversas soltas nos postos de gasolina.
Parecem pessoas irresponsáveis, mas não são. Chamam para si as responsabilidades. Transportam infinidades de produtos se expondo nessas estradas e ainda acham tempo para, ironicamente, darem a receita: “Trabalhe duro.”
Percorrendo os intermináveis quilômetros de estradas que não terminam, a vida para eles não tem moleza. Atentos aos assaltos, aos buracos e curvas, aos cochilos que teimam em levar seus caminhões para os acidentes.
De forma sarcástica, atrevem-se a dizer que milhões de pessoas dependem deles. E, na realidade, dependem mesmo. Mas é uma dependência crítica e consciente, voltada para o trabalho do governo de quem parecem distantes, mas sabem tudo. Os rádios, companheiros inseparáveis das madrugadas e das distâncias, nas suas ondas médias, curtas e moduladas lhes contam tudo. Sabem das barbaridades do senado, da câmara dos deputados, das viagens do presidente, e, especialmente, do fome zero.
E, para terminar, têm a coragem de reservarem para si, parte da responsabilidade de alimentar o fome zero, sem menosprezarem a ironia.

Um comentário:

  1. Seu raciocínio é perfeito e aproveito para compartilhar das suas excelentes idéias e reflexões. Abraço amigo.

    ResponderExcluir