quinta-feira, 24 de setembro de 2009

FOGÃO DE LENHA


Estou a lembrar um utilitário antigo: o velho fogão de lenha. Na casa dos meus pais ele esteve presente até bem pouco tempo. Foi utilizado para muitas coisas: servia para fazer a comida, para esquentar a água de tomar banho, e, principalmente, ao redor dele, naqueles dias de frio, a família se agrupava para buscar calor.
Funcionava como se fosse uma lareira, esparramando tepidez pela casa toda.
Nos reuníamos com a chapa cheia de pinhões e amendoins que iam assando e comidos com avidez.
Ali eram sapecadas as polentas.
Ao seu redor contávamos as histórias. Enquanto não se deixava faltar lenha no compartimento do fogo, o calor não fugia.
Ali catucávamos os irmãos e as irmãs menores ou aplicávamos beliscões só para vê-los chorar.
Às vezes alguém tocava nos cantos superaquecidos provocando queimaduras e gritos de dor.
Passávamos o tempo nos aquecendo ao seu redor, porque faltavam roupas grossas para enfrentar o frio.
Meu pai, quando a temperatura diminuía, colocava nozes de pinho que faziam um fogo forte e avermelhavam a chapa soltando um cheiro diferente de um fogo vermelho e azulado.
Era ali, cortejando aquele calor, que passávamos parte dos invernos mariopolitanos. Eram sempre muito cruéis. Vinham acompanhados de ventos gelados, geada e até neve!
Hoje sinto falta desse calor, dos risos que nos proporcionou, das histórias que criou e da facilidade que tínhamos de nos reunir.

4 comentários:

  1. oi passando pra divulgar o blog da minha filha a Mimi http://michelletrindades.blogspot.com/ beijos e uma boa semana.
    Quando vou pro sítio ficamos em volta do fogão a lenha sentados no baú (caixote, banco)vc deve lembrar deste móvel que se usava ao lado do fogão. è tudo de bom ficar ali naquele calor a papear e comer. tudo de bom mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii muito obrigado por visitar o meu cantinho.Um abraço e uma otima semana

    ResponderExcluir
  3. mario, tb fui criada à beira de 1 fogao de lenha, no sitio de meus avos maternos, meu ex marido o resgatou,e hj ele curte a comidinha no inverno no fogão que fez parte da minha infancia,lembranças, o cheiro do milho verde...humm,coisa boa!abço e ótima semana!

    ResponderExcluir
  4. Amigo Mario,
    Cada vez que leio um conto, uma crônica que você escreve de forma tão especial, verdadeira, criativa e encantadoramente fantasiosa me transporto para a paisagem que se forma na minha mente.
    Fogão de lenha como vc escreve lembra a infância, a família, as conversas, o respeito aos mais velhos e a chama acesa o calor do encontro.
    Grande abraço,
    Rita

    ResponderExcluir