domingo, 27 de setembro de 2009

A LINHA VERDE


A Linha Verde dividiu a cidade. Os do lado de lá e os do lado de cá. Atravessá-la, de manhã, no sentido centro, é uma aventura; retornar, à tarde, uma façanha. Ficou bonita? Isso ficou! Mas tente atravessá-la. E todos perguntam: como podem realizar uma obra tão cara, sem analisar as consequências?
Dia desses, numa entrevista, o prefeito foi questionado sobre o problema. Que explicasse a falta de trincheiras e viadutos para agilizar a travessia, pediram. E sabem o que ele respondeu? “Viadutos e trincheiras servem para separar um congestionamento do outro”.
Pode uma explicação dessas na cabeça e boca do mandatário mor da cidade? Realmente estamos no mato sem cachorro.
O prefeito precisa saber que o problema que ele criou, separando o lado de cá do lado de lá, foi exclusivamente porque se colocaram sinaleiros. Será que ele não sabe que se não se interromper o fluxo de veículos o congestionamento não vai existir? Tranque um rio para ver o que acontece. Ele represa até transbordar. Foi o que fizeram querendo modificar a simplicidade que existe nas leis da natureza. Essa de dizer que viaduto e trincheira servem para unir um congestionamento ao outro é uma asneira tão grande quanto a asneira de ter implantado os sinaleiros.
Que seria do Rio de Janeiro e São Paulo sem os viadutos e as trincheiras? Como ficaria o trânsito naquelas ruas de Curitiba que escoam seus veículos servindo-se desses dois métodos de descongestionar?
Para se ter uma prova, vamos fazer umas simulações. Coloquemos sinaleiros nos viadutos existentes na Marechal Floriano, na Francisco Derosso, no viaduto que passa sobre a Linha Verde ligando o Jardim das Américas ao Jardim Botânico e no viaduto do Tarumã. Dá para se imaginar o que acontecerá? A cidade vai trancar.
Viadutos e trincheiras são imprescindíveis numa cidade como Curitiba que aumenta sua população e o número de carros cresce assustadoramente.
Um taxista, dia desses, quando estávamos parados num congestionamento da Rua João Soares Barcelos, deu-me uma explicação que não pode ser desprezada. Disse que os viadutos e as trincheiras não foram implantados e substituídos pelos sinaleiros, porque assim sobrou mais dinheiro para o cofre do caixa dois. Isso foi ele quem falou, eu apenas escrevo as palavras que proferiu.
Sem trincheiras e viadutos, temos um futuro negro para a Linha Verde!


Um comentário:

  1. Maario,passei por ela com o Sergio, mas era de noite,tarde,mas vc tem razao, viaduto é necessário sim, e Curitiba está com muita frota de carros, aff,parece Sao Paulo!!
    saudade de ler vc, estou feliz demais q vc voltou, uma riqueza cultural dessas,nao pode sumir da blogsfera nunca!!!!abçaooo e ótimo fds!!

    ResponderExcluir